30/01/2013

unlimited mau gosto

ia eu a caminho da Mealhada, para, confesso, me deliciar com a iguaria típica e que me apazigua sempre a alma, ainda mais quando regado com muuuuuuuuuito espumante, quando... na curva que me levará ao aguardado manjar...  me deparo com isto!!?















o horror que esta peça me causa só não é ultrapassado por uma crise de vómitos porque é mesmo só um outdoor... visitei o sítio da Internet da Rota da Bairrada (aqui) e esta imagem felizmente aparece disfarçada no meio de um sítio na Internet graficamente bem construido, com um interface interessante e user friendly, um sítio que reforça o posicionamento que se quer para esta região e que os turistas procuram: tradição, saber e paladares que só uma região de verdadeiros artesãos pode ter. Ainda bem que o outdoor não ditou a linha gráfica da campanha... reparem na diferença para o site (a assinatura "unlimited colours of bairrada" continua lá, mas muito pequena... felizmente!)














e eu questiono-me, para um posicionamento cujas palavras chave eu diria serem "tradição", "artesão", "saber acolher" e "autêntica" que raio de assinatura é esta? e que raio de execução tão má é esta?

eu percebo o que quiseram fazer, aliás estou mesmo a ver o briefing (ou a espécie de briefing): "queremos algo fun, que mostre uma Bairada rejuvenescida, que apele aos mais jovens, queremos o "tradicional mas moderno" - primeiro erro!! o que as pessoas procuram na bairrada é a tradição, o antigo, a história e autenticidade! e a Bairrada tem isso. O que não tem é essa espécie de coisa inventada que é tradição moderna.

e depois a execução... segundo erro!! o trocadilho com a marca de roupa a que propósito! ahhhh, já agora, a roupa chama-se United Colors of Benetton!! onde foram buscar o unlimited? e o colours está escrito em inglês do UK porquê? ao menos mantinham o orignial, em inglês do USA. O que é que querem que eu retire desta assinatura? que a Bairrada é radical? e onde fica o autêntico? o que a Bairrada tem realmente de unico, que a diferencia das outras regiões e que leva as pessoas lá?!

já chega, não me vou aborrecer mais com esta coisa spooky, que infelizmente acontece vezes de mais em Portugal.

4 comentários: